Os militantes das Casas racionalistas cristãs, como fiéis instrumentos das Forças Superiores, verdadeiros “espelhos” da Luz Astral Superior. Por Pedro Pesce

Esta coletânea de artigos que denominamos “Esteios do Bem”, é fruto da ideia em pesquisar e construir artigos a 4 ou mais mãos, idealizado por José Gonzalo, entre companheiros estudiosos da Doutrina Racionalista Cristã.
Assim, os artigos floresceram dentro da espontaneidade entre seres de boa vontade, dispostos a crescer espiritualmente e registrar suas pesquisas.

Como é bom ser bom!

"Tu, que vês tudo pelo coração,
Que perdoas e esqueces facilmente,
E és, para todos, sempre complacente,
Bendito sejas, venturoso irmão,
Possuis a graça como inspiração,
Amas, divides, dás, vives contente.
E a bondade que espalhas, não se sente.
Tão natural é a tua compaixão.
Como o pássaro tem maviosidade,
Tua voz, a cantar, no mesmo tom,
Alivia, consola e persuade.
E assim, tal qual a flor contém o dom,
De concentrar no aroma a suavidade,
Da mesma forma, tu nasceste bom".
Por José Martins Fontes


INTRODUÇÃO
Quando um “Ser” se aproxima de um novo grupo social, ou de uma nova filosofia, que traz em seu seio o bem-querer, automaticamente seus pensamentos entram e vibram nessa corrente de fluídos de amor ao próximo.
A expressão popular; “Junta-se aos bons e serás uns deles”, nos traduz a realidade de alguém cansado e angustiado, que sofrendo pelo julgamento e rejeição de suas ideias ou atitudes, passa a buscar um novo caminho de afinidades.


Este “Ser” ao encontrar seu novo grupo social, e predisposto a uma nova atitude, passa a observar e perceber no grupo uma postura diferente de seus comportamentos anteriores. Ao descobrir novas afinidades, e com receio de não corresponder e não ser aceito, ficando assim impossibilitado de satisfazer seus “anseios”, adota esse novo comportamento como sua nova imagem de exemplos a apresentar perante o trato com seu novo grupo.
Os pensamentos se entrelaçam numa mesma sintonia, e sua vibração conjunta marca a diferença, consolidando, assim, a ideia de que aquele que se integra num grupo bem formado, coeso, tem ao seu alcance tudo de que necessita para aprender e dar continuidade a uma vida íntegra, rumo a um futuro promissor. Ambientes com tal coesão, formam barreiras invisíveis a olho nu, verdadeiras pontes fluídicas, e intransponíveis contra quaisquer influências das forças astrais inferiores.
Assim, esse “Ser” areja e oxigena seu proceder com novos hábitos que transformam a sua vida. Sua nova forma de portar-se gera a renovação de seu caráter, desabrochando um novo “Ser”, espontâneo, ao interagir com seu trato social, com novas atitudes de ajuda ao próximo e a si mesmo.


Ser Militante numa Casa Racionalista Cristã

Ao se adentrar à uma casa Racionalista Cristã, para dedicar-se a atividade da militância, entra-se numa escola de princípios e de moral.

Consagra-se o caminho à evolução, todos s
ão bem recebidos pelos demais militantes, ganha-se o respeito e o apoio dos Espíritos Superiores. Portanto, estar dentro de uma Casa Racionalista Cristã é estar próximo à perfeição de sentimentos, onde aprende-se a ascender os pensamentos aos mundos de evolução. Aprimora-se a disciplina nas atitudes, reforça-se a aprendizagem da simplicidade e da humildade. Florescem espontaneamente novas qualidades, como deveres e responsabilidades, entre estes, o de raciocinar corretamente, que evitam erros passíveis de arrependimento.



“Uma coisa é certa: a responsabilidade que o espírito tem em sua encarnação, ao serviço da militância do Racionalismo Cristão, pesa muito a seu favor, principalmente se for uma militância sincera, correta, desejosa do progresso espiritual e de resgatar suas faltas. Isto sim é verdadeiro, isto sim a criatura esclarecida deve buscar, cumprindo com seus deveres e fazendo com que esse peso na balança reflita favoravelmente até nas próximas encarnações”. Antônio Flor

Ser militante é o processo de estar à disposição da causa Racionalista Cristã, é servir a espiritualidade universal com disposição em ajudar a fraternidade absoluta. Ao ajudar nas Reuniões Públicas, sente-se leveza nos pensamentos, entende-se melhor os fluidos espargidos de bem-querer, que pela lei do retorno há uma compreensão melhor na própria saúde mental e psíquica.


Servir a causa Racionalista Cristã, é a certeza de viver simultaneamente as duas vidas, a material e a espiritual. Assim, tanto os auxiliares, como esteios, ou os médiuns ao dedicarem-se aos trabalhos das correntes fluídicas, terão o amparo dos Espíritos Superiores, pois essas correntes luminosas do Astral Superior têm a oportunidade de arrebatar da atmosfera da Terra, verdadeiras falanges de espíritos obsessores. 


Ser militante é ser pólo de atração, instrumento dócil, ponto de apoio que as Forças Superiores necessitam para normalização do planeta, portanto é estar em harmonia com a plena evolução espiritual, contra a ignorância dos costumes, luta do bem-comum que demanda renúncia, exemplos e abdicação em favor do próximo que busca por ajuda.

Assim pode-se até afirmar que, cada um, no exercício da militância, ao ouvir uma comunicação doutrinária direcionada ao próximo, inevitavelmente perceberá fortalecer os próprios pensamentos, as nuanças da mediunidade, e o crescimento do acervo espiritual para enfrentar os sofrimentos que amiúde surgem na vida de todos.

O Super Homem

A superioridade de nosso herói SUPER-HOMEM não está em sua saliência social, na sua riqueza, no seu porte atlético, em seu talento ou na sua sabedoria.

Também nosso super-herói não tem que ter a sua estante cheia de medalhas ou troféus evidenciando superioridade atlética.


“O mundo Terra está de tal forma conturbado que as desgraças estão cada vez mais tomando conta da humanidade; não é só no Brasil, o mundo inteiro está sofrendo, tendo abalos, desencarnações prematuras. Por quê? Porque as criaturas não sabem nada da vida, só vivem para a matéria, não param um instante para pensar que existe algo além do corpo. É aí que se diz que o racionalista cristão é uma criatura feliz, feliz porque está a par das duas vidas e as sabe viver paralelamente” Antônio Cottas

Também não tem que ter um mural de diplomas e pergaminhos evidenciando sabedoria acadêmica. Nem tem que possuir, necessariamente, uma conta bancária demonstrando pujança financeira.

Hoje, nosso herói SUPER-HOMEM está naquele que busca esclarecer-se na investigação dos porquês da vida, e no verdadeiro entendimento em conhecer-se como FORÇA e MATÉRIA. Buscam no universo tudo que incita e movimenta cada ser humano. Apoiados nesse esclarecimento dignificam sua vida com o bem que fazem, aos que deles se aproximam e por eles se deixam irradiar.


Nosso herói SUPER-HOMEM faz-se em todos os momentos, não é nenhum ser “agigantado” e “voador” correndo a atender todos os reclamos de seu povo. Nem tampouco está em cima de um pedestal, todo-poderoso, senhor de todas as verdades.


É um ser simples manso e pacato que está dentro de todos nós, com pequenos gestos de solidariedade e fraternidade. Tenta ouvir e não interfere no caminho das pessoas, mas participa com sua emoção, sofre, chora e oferta sua amável ajuda.


Num abraço oferece seu ombro, com suas mãos solícitas e afáveis sugere a aproximação, tentando entender com prudência o passo de cada um.

Nosso SUPER-HOMEM poderá estar em todos os lugares e em todos os momentos, só depende de cada um de nós em pequenos gestos de solidariedade, cedendo sua cadeira ou abrindo uma porta.

CEDE e não faz exigências, oferece, não julga, mas auxilia e tenta compreender.
RENUNCIA a tempo, sem se lesar ou prejudicar a terceiros.

A presença física de nosso herói poderá estar longe, mas a sua lembrança é um apoio fraterno que o torna presente em diversos ambientes e no mesmo momento. Quando presente, sua simplicidade calma torna-o suave e afetuoso ao toque. 

Nosso herói não se aniquila, negando ou justificando sua ausência. Sua conduta é a força moral que emana de seu cumprimento do dever.

Protege o seu lar. Vive para servir a sua família e a todos.

Enquanto os ricos em valores materiais, os inteligentes vaidosos ou os atletas soberbos não se esclarecerem espiritualmente, não poderão ser classificados como super-homens. São péssimos instrumentos humanos, representam assim um risco social, pois não auxiliam o progresso e a evolução por estarem imbuídos de suas presunções, que os cegam para as coisas sérias da vida.

Ser “SUPER-HOMEM” consiste em conhecer-se como FORÇA e MATÉRIA.

Soma e compreende, sua vida está fundamentada na moral, a base perfeita da honradez, solidariedade, ponderação, moderação e a prática da justiça.

Faz a limpeza psíquica diariamente, pela manhã e à noite e examina sua consciência, procurando corrigir seus defeitos, sempre irradiando bons pensamentos, mantendo-os elevados. Esta forma de ser e estar na vida, é que o torna um homem superior, omnipresente, amado e respeitado.

Atitudes na Vida Pública

A política é uma arte em diplomacia, a ciência do governo dos povos, a arte de dirigir as relações entre os Estados, um plano de ação ou uma maneira hábil de agir com a comunidade.

Porém, os periódicos nos dão relatos diários que envergonham a todos. Políticos que juram que somente falam a verdade; agridem-se entre si, chamando-se uns aos outros de corruptos; aumentam seus próprios salários; escondem-se atrás de leis que os favorecem com “imunidades” em defesa de seus interesses particulares.

Portanto, enquanto tivermos leis de favorecimentos como a de “imunidade parlamentar”, a política sempre será atraente aos olhos do mau-caráter, gerando assim uma corrida pela política, onde o cidadão de bem com medo de ser confundido com elementos de baixa índole não concorre a politica deixando assim campo aberto as pessoas mal-intencionadas, portanto temos poucas esperanças de assistir a eliminação da corrupção ou ver despontar os verdadeiros bem feitores.

Políticos venais, egocêntricos, gananciosos, como elos em cadeia, malversam o dinheiro público alheios às reais necessidades que a sociedade requer. Criam cargos fantasmas para seus familiares e apadrinhados. Abusam na aplicação do nepotismo e, é como uma chaga na sociedade que subtrai e aniquila com as esperanças de um povo.

Ser honesto não é virtude, é obrigação” Joaquim Alves Neto

O ato em desenvolver “a consciência do bem comum” inicia-se e expande-se em nossas casas, nas escolas e na comunidade em geral. Uma prática saudável é conversar com nossos filhos, com nossos alunos ou com nossos vizinhos, na busca dos reais valores, como dever de todo cidadão esclarecido.

Quando estamos na vida pública, não temos direitos e sim, só “deveres e responsabilidades” para com todos. Portanto, são essas atitudes que fortalecerão o indivíduo no cumprimento e desenvolvimento de uma consciência pública, com o hábito de escolher para a vida pública, parceiros, que não se contaminem por valores materiais.

Necessitamos preparar homens em nossas escolas, com gestos e atitudes que enobreçam e evoluam a grei humana com decoro, ética, zelo e transparência.

A Vida pública é a franca comunhão com os ideais de sua comunidade que o investiu no poder" Joaquim Alves Neto

Uma política mesquinha, influenciada por interesses pessoais, com atitudes carnavalescas de homens que envergonham a todos, tornam-se insensíveis às necessidades do bem comum. Portanto entendemos que enquanto houver um homem público corrupto, que manipule vantagens pessoais a seu favor, todos estarão sendo representados como reflexo de uma sociedade enferma.

Homens públicos preocupados com a “própria benesse” esquecem da lei do retorno. O dinheiro malversado hoje faltará para hospitais e as escolas, gerando um povo deseducado, violento e mal preparado profissionalmente, sem competitividade, consequentemente novos desempregados que gerarão mais encargos para futuros governos, que efetivam o círculo vicioso.

A violência de hoje é o fruto de erros passados” Joaquim Alves Neto

Infelizmente estamos assistindo a péssimas atitudes que se assemelham aos répteis traiçoeiros, insetos sanguessugas, chupins ou aves de rapina. Atitudes que só são praticadas por bandidos onde a lei do mais forte impera como terra de ninguém, gerando mais violência, que acumulam erros à margem da lei. Lado oposto dos verdadeiros valores, com exemplos de pura ignorância pelas leis naturais da vida. Esses maus atos danificam ainda mais o caráter de quem os pratica, que pela lei do retorno marca a sua própria destruição.

Lutas todos têm, e reveses também. Pois é para isso que todos vêm à Terra: para lutar e vencer. Caminhai com segurança, honestidade, desviando-se sempre da maldade. Pensar bem, trabalhar para o bem, ajudar os seus semelhantes: é esse o dever do encarnado. É para isso que aqui estais, para construir o vosso progresso” Pureza de Moraes

Somos seres de livre arbítrio com exemplos de moral, dignidade, honra, bom senso, e deveres, onde se luta pelo bem comum, o saber da concórdia para a paz e a evolução de todos.

Exigimos respeito pelos bens públicos, para com nossas crianças e para com nossos idosos, pelo nosso país, estados, cidades, bairros, ruas, escolas, hospitais, clubes de servir, igrejas, ong’s, e centros comunitários, consequentemente, diminuir-se-á a geração de violência e corrupção, e a reciprocidade do respeito e o bem virão, mas, tardará muito, com danos irreversíveis à sociedade que pleiteamos.


"Fiquem certos que a vida na Terra tem que ser bem vivida, embora a luta, os trabalhos, os reveses, as contrariedades surjam. Isso não tem grande importância; isso estimula até aqueles que querem lutar, e a luta espera sempre o homem, em todas as circunstâncias; em todo lugar onde o homem estiver, a luta estará presente. Queremos criaturas empreendedoras, que saibam lutar e saibam vencer." Antonio Cottas

DA SOLIDARIEDADE INDIVIDUAL À FRATERNIDADE UNIVERSAL

É preciso viver, é aqui neste mundo, cheio de sofrimentos, que o espírito vem resgatar faltas e fazer a sua evolução, engrandecer-se através de um caráter bem formado, de uma honradez a toda prova, de ser amigo daquele que o procurar pedindo socorro, um auxílio, uma ajuda, porque a vida neste mundo tem que ser bem orientada, e não há independência, porque todos precisam uns dos outros. Por isso, quando houver compreensão do que é a vida, desaparecerá o orgulho para imperar o caráter, a amizade sincera, a convivência mútua, todos respeitando-se, todos procurando viver trabalhando uns para os outrosMaria Cottas
A solidariedade pode ser entendida como um auxílio mútuo. Atitude de ligação recíproca de apoio entre pessoas, proteção e cuidado com alguém.  
A grandeza da solidariedade ainda está longe de podermos mensurar. Associamos solidariedade a uma atitude que se faz em favor de alguém que está numa situação emergencial, carente de recursos ou em fragilidade emocional. Deixa-nos a nítida impressão de haver uma parte dependente, que não pode nada, impotente e que requer ajuda.
O ser que é solidário, ajuda sem preconceitos, está pronto para enfrentar qualquer dificuldade, não enxerga obstáculos.
Há momentos na história da grei humana, que a solidariedade corre em direção das partes desprotegidas. Tudo fica ao avesso diante das calamidades dos desastres naturais, tais como; a passagem de um furacão, uma grande nevasca, a desordem de um terremoto, a permanência dos resíduos de uma guerra civil, ou o desespero causado pelo surto de uma enfermidade contagiosa.
O abalo que toma a todas, depois de uma catástrofe, conduz o homem a pensar em si, sentindo-se como protagonista do evento calamitoso, levando-o a conscientizar-se da ajuda.
Também não devemos ficar de braços cruzados, esperando pelo fracasso de outrem ou por uma comoção social para acionar nossa solidariedade. Podemos nos antecipar às tragédias. Se nos prepararmos, nos tornaremos fortes, não teremos medo pelo pior. Os serviços meteorológicos, “via satélite”, nos informam com precisão, sobre eventos climatológicos, furacões, quedas ou altas de temperatura, chuvas torrenciais, consequentes desmoronamentos, enchentes com perdas irreparáveis, para a população mais carente.
Nas pequenas comunidades todos se ajudam, recolhendo roupas e alimentos, individualmente ou em conjunto, dividindo o pouco que têm. Mas, precisamos pensar na solidariedade dos pequenos gestos, como por exemplo, saber ouvir um desabafo, socorrer alguém caído, ou renunciar em favor do mais fraco em uma fila. Enfim, a solidariedade tem sua ternura, quando praticada amiúde, num aperto de mão ou num sorriso. Na doação dos sentimentos, ganhamos o respeito.
Existe um outro tipo de tragédia que cruza o planeta através dos pensamentos deletérios, que poderão tornar-se de uma obsessão individual ao avassalamento coletivo em segundos. Como pólos de atração que somos, elevamos nossos pensamentos às Forças Superiores, e, com uma irradiação amiga, compartilhamos nossa ajuda com o próximo. Assim, cruzamos a linha da Solidariedade para a Fraternidade Universal, abrimos espaço para a concórdia, ao livre-arbítrio e à evolução humana.
CONCLUSÃO
“É sempre gratificante deixar de fazer algo, ou ceder em favor de outrosMaria de Oliveira

O mundo está conturbado, com abalos e desencarnações prematuras. As criaturas quando só vivem para a matéria, e não encontram a saída para suas dúvidas e sofrimentos, pois, não querem raciocinar e reconhecer que existe outra vida além do corpo físico, prejudicam-se a elas próprias, e, ao desencarnarem, reúnem-se aos seus afins, engrossando as falanges do mal, que constituem o Astral Inferior, contribuindo assim para o desenvolvimento de autênticas calamidades públicas.

O ser estudioso e Racionalista Cristão torna-se feliz, porque conhece esse posicionamento entre essas duas vidas. Quando vem o sofrimento, sabe questionar os porquês desse sofrimento em busca da felicidade. Para manter essa felicidade, renuncia aos seus comodismos, e, mantê-la, torna-se a razão de sua vida. Busca um trabalho digno que o enobreça. A felicidade torna-se presente sem prejudicar-se a si próprio e nem a terceiros. Este é o autêntico ser Racionalista Cristão, verdadeiro esteio do bem na luta contra o mal.

Quem trabalha para a Grande Causa não tem tempo de se envolver em questiúnculas.” Maria de Oliveira — Livro Para Quando os Reveses Chegarem - Joias da sabedoria racionalista cristã
COMO É BOM SER BOM!
Fonte:
A Gazeta do Racionalismo Cristão